Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas

Janete Maria Lins de Azevedo

Resumo


Tendo por preocupação subjacente reflexões sobre a educação comodireito universal, cujo usufruto pode contribuir para a construção de relaçõessociais com menor padrão de desigualdades, o trabalho enfoca a gestão escolare a qualidade da educação considerando a polissemia que envolve estes doisconceitos e suas interrelações. Além de uma abordagem do tema que privilegiasuas dimensões teóricas, procura-se destacar diferentes significações que osconceitos têm assumido nos referenciais das políticas educativas brasileiras.Tudo isto na perspectiva de auxiliar no debate sobre a questão que, apesarde antiga, continua no centro da cena dos problemas relativos aos nossosprecários padrões de escolarização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26412

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573