Estilo de liderança e stress : uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental

Edward Goulart Junior, Marilda Emmanuel Novaes Lipp

Resumo


Esta pesquisa buscou identificar se o estilo de liderança nas escolas tem associação com a presença do stress nos professores que nelas atuam. Participaram dela 175 professoras alocadas em 12 escolas estaduais de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Os instrumentos de pesquisa utilizados procuraram identificar o estilo
de liderança predominante nas escolas e avaliar a presença do stress nas participantes. Embora fosse detectado o stress na maioria delas, a associação referida não se confirmou. Isso pode estar relacionado ao fato de que o stress já existia nas professoras, não permitindo detectar a influência adicional do estilo de liderança presente nas escolas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n22011.24773

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573