O vínculo avaliação-regulação-financiamento nas IES brasileiras: desafios para a gestão institucional

Nelson Cardoso Amaral

Resumo


O estudo faz uma análise das ações relacionadas aos processos de avaliação, regulação e financiamento das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Essas três vertentes foram utilizadas pelos governos FHC e Lula para provocarem mudanças nas IES. Procurou-se nesse período: expandir o setor privado, mais que o público; instituir uma competição entre as IES privadas e, também, no interior das públicas; conduzir as IES públicas à procura de fontes de recursos não pertencentes aos fundos públicos; assinar contratos de gestão com IES públicas; e promover um ranqueamento das IES. Sérios desafios para a gestão institucional decorreram desse conjunto de ações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19970

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573