Estudo comparado sobre políticas educacionais na América Latina e a influência dos organismos multilaterais

Rose Meri Trojan

Resumo


As políticas educacionais na América Latina decorrem, em parte, do recente processo de globalização, que traz em seu bojo a influência das organizações multilaterais que atuam em via de mão dupla: de um lado, estabelecem metas no campo político e econômico e, de outro, oferecem linhas de financiamento. O propósito deste artigo é analisar as políticas de financiamento e de acesso à educação, a partir de dados da UNESCO, do BIRD e do BID; o processo de descentraização da gestão e a melhoria da qualidade da educação para todos, avaliados no relatório da UNESCO de 2008.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol26n12010.19683

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573