O custo das escolas públicas municipais: resultados de uma pesquisa e implicações políticas

Autores

  • Nalú Farenzena Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Goreti Farias Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol22n22006.18884

Resumo

o artigo apresenta resultados e descreve procedimentos metodológicos de uma pesquisa sobre custos educacionais de 196 escolas públicas municipais brasileiras, distribuídas em 56 municípios, de 16 estados. A análise compreende os valores médios de custo-aluno-ano por estado e as ponderações de valores entre segmentos da educação básica. As variações de custo, tanto regionais como entre etapas e modalidades de ensino, são elementos a considerar na apreciação de políticas públicas e critérios de redistribuição intergovernamental de recursos.

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Biografia do Autor

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2011-03-05

Como Citar

Farenzena, N., & Machado, M. G. F. (2011). O custo das escolas públicas municipais: resultados de uma pesquisa e implicações políticas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 22(2). https://doi.org/10.21573/vol22n22006.18884

Edição

Seção

Custo da Educação Básica e custo-aluno-qualidade