O custo das escolas públicas municipais: resultados de uma pesquisa e implicações políticas

Nalú Farenzena, Maria Goreti Farias Machado

Resumo


o artigo apresenta resultados e descreve procedimentos metodológicos de uma pesquisa sobre custos educacionais de 196 escolas públicas municipais brasileiras, distribuídas em 56 municípios, de 16 estados. A análise compreende os valores médios de custo-aluno-ano por estado e as ponderações de valores entre segmentos da educação básica. As variações de custo, tanto regionais como entre etapas e modalidades de ensino, são elementos a considerar na apreciação de políticas públicas e critérios de redistribuição intergovernamental de recursos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol22n22006.18884

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573