GESTÃO EDUCACIONAL EM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS

Autores

  • Leonardo Carvalho de Souza Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR https://orcid.org/0000-0001-9823-2106
  • Samira Krupek Donaire Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão https://orcid.org/0000-0002-1694-970X
  • Sandra Garcia Neves Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113253

Palavras-chave:

Educação Política e Democrática, Ensino-Aprendizagem, Participação.

Resumo

Paulo Freire muito contribuiu para a defesa da educação política e democrática como direito de todos à participação nas instâncias colegiadas. Nesse artigo analisamos a articulação do autor entre a educação política e democrática, a participação das instâncias colegiadas e o processo de ensino e aprendizagem. Partiu-se da pesquisa bibliográfica sistemática e da abordagem histórico-social, que possibilitaram constatar que a literatura freireana oferece aportes teóricos e metodológicos para todo o processo da gestão educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carvalho de Souza, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR (2019). Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas e Rede de defesa de Direitos pela Unopar. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNIFCV. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Bacharel em Serviço Social pela Faculdade União de Campo Mourão - UNICAMPO.

Samira Krupek Donaire, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão. Realizou o curso de Formação de Docentes pelo Colégio Estadual de Campo Mourão.

Sandra Garcia Neves, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre na Área de Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá. Especialista em Neurociência Aplicada a Aprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR - Campus de Campo Mourão.

Referências

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. À Sombra desta mangueira. Prefácio de Ladislau Dowbor e notas de Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1985.

FREIRE, Paulo; FREI BETTO. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 4. ed. São Paulo: Ática, 1986.

LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. 2 ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Souza, L. C. de, Donaire, S. K., & Neves, S. G. (2021). GESTÃO EDUCACIONAL EM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(2), 753–769. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113253

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional