GESTÃO EDUCACIONAL EM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS

Leonardo Carvalho de Souza, Samira Krupek Donaire, Sandra Garcia Neves

Resumo


Paulo Freire muito contribuiu para a defesa da educação política e democrática como direito de todos à participação nas instâncias colegiadas. Nesse artigo analisamos a articulação do autor entre a educação política e democrática, a participação das instâncias colegiadas e o processo de ensino e aprendizagem. Partiu-se da pesquisa bibliográfica sistemática e da abordagem histórico-social, que possibilitaram constatar que a literatura freireana oferece aportes teóricos e metodológicos para todo o processo da gestão educacional.

Palavras-chave


Educação Política e Democrática; Ensino-Aprendizagem; Participação.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113253

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Prefixo DOI: 10.21573