DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS

Autores

  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará (UFPA). Campus Universitário de Bragança. Faculdade de Educação. Bragança, PA, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Joana d'Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará (UFPA). Campus Universitário de Bragança. Faculdade de Educação. Bragança, PA, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3110-3649
  • Marcos Renan Freitas de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Bragança do Estado do Pará. (SEMED). Bragança, PA, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0540-9345

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113182

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos.

Resumo

Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.

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Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará (UFPA). Campus Universitário de Bragança. Faculdade de Educação. Bragança, PA, Brasil.

Universidade Federal do Pará (UFPA). Campus Universitário de Bragança. Faculdade de Educação. Bragança, PA, Brasil. E-mail: rogeriom@ufpa.br. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/4171802049479343


Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará (UFPA). Campus Universitário de Bragança. Faculdade de Educação. Bragança, PA, Brasil.

Universidade Federal do Pará (UFPA). Campus Universitário de Bragança. Faculdade de Educação. Bragança, PA, Brasil. E-mail: jdneves@ufpa.br. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/5658289632563411

 

Marcos Renan Freitas de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Bragança do Estado do Pará. (SEMED). Bragança, PA, Brasil.

Secretaria Municipal de Educação de Bragança do Estado do Pará. (SEMED). Bragança, PA, Brasil. E-mail: marcosrenanef@yahoo.com. Link do lattes:http://lattes.cnpq.br/2029811703410220

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Maciel, R. A., Neves, J. d’Arc de V., & Oliveira, M. R. F. de. (2021). DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(2), 938–960. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113182

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional