PAULO FREIRE E O CONSENSO PROGRESSIVO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM SÃO PAULO. A CUNHA E O FORMÃO.

Autores

  • Celia Benedicto Giglio Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH Departamento de Educação. https://orcid.org/0000-0002-6627-5459
  • Marcos Mendonça Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, PPGE https://orcid.org/0000-0002-7839-6952

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113065

Palavras-chave:

Paulo Freire, gestão de sistemas de ensino, gestão democrática, consenso progressivo, educação escolar

Resumo

O artigo parte da experiência de gestão dos autores, da pesquisa documental e bibliográfica, com o objetivo de relatar o percurso de implementação da política municipal de educação desenvolvida na região do Núcleo de Ação Educativa - NAE-10 (São Miguel Paulista – São Paulo) na gestão Paulo Freire. Analisa as estruturas de gestão desenvolvidas para fazer dialogar o local e o central; pontua práticas de construção do consenso progressivo nesses níveis de governo e desafios correspondentes. Apresenta um balanço provisório das lutas e das apropriações desse legado à população e à educação na região.

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Biografia do Autor

Celia Benedicto Giglio, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH Departamento de Educação.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Guarulhos, SP, Brasil. Atuou como professora de Educação Básica nas redes públicas de ensino Municipal e Estadual de São Paulo – SP, de 1982 a 1997, e como diretora de escola Estadual de 1993 a 2006.

Marcos Mendonça, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, PPGE

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Diretor de escola aposentado da Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação, SP, Brasil. Atuou como professor de Educação Básica nas redes públicas de ensino Municipal e Estadual de São Paulo – SP, de 1979 a 1995, e como diretor de escola Municipal de São Paulo de 1995 a 2016. Atuou como Coordenador Regional de Educação entre 1989-1992 e 2000-2005; como Diretor Regional de Educação entre 2013-2016. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo de 2002 a 2013.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Giglio, C. B., & Mendonça, M. (2021). PAULO FREIRE E O CONSENSO PROGRESSIVO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM SÃO PAULO. A CUNHA E O FORMÃO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(2), 674–694. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113065

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional