REDES SOCIAIS E POLÍTICA EDUCACIONAL: ANÁLISE DO INSTITUTO AYRTON SENNA NO TWITTER DE 2013 A 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111567

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Instituto Ayrton Senna, Twitter, Redes sociais

Resumo

O artigo procura analisar a incidência do Instituto Ayrton Senna (IAS) expressa no Twitter observando as tendências identificadas nas mensagens, os usuários mencionados e as agendas veiculadas. Utilizando um corpus documental composto pelos tweets do Instituto Ayrton Senna de 2013 a 2020 realizou-se análise de conteúdo e análise automática de frequência de palavras dos tweets. Os resultados destacam que os tweets dão importância às questões inerentes à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) e ao uso de evidências científicas, pesquisas, citações ou estudos para legitimar as posições defendidas pelo IAS. A referência a organizações como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico são utilizadas para legitimar as ações e as opções tomadas pelo IAS.

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Biografia do Autor

Rui da Silva, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

Rui Manuel Ferreira da Silva

Possui doutorado e mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular na Universidade do Minho. É Investigador integrado do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto a desenvolver atualmente o projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia “Comparative study on the compulsory education privatization in small states: examining the role and impact in Cape Verde and Guinea-Bissau.” Desenvolve pesquisas na área de política educacional, com ênfase nas relações entre o público e o privado no campo educacional no Sul Global, avaliação de efeitos e impactos de projetos de cooperação para o desenvolvimento; e políticas educativas globais e o direito à educação. Desenvolveu trabalho como investigador, consultor e especialista de educação em projetos/ programas de cooperação para o desenvolvimento em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Sudão do Sul e Timor-Leste. Tem experiência em consultoria na área da educação em cooperação para o desenvolvimento, tendo já realizado trabalho de avaliação, monitorização e diagnóstico.

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Porto, Portugal
E-mail: rdasilva.email@gmail.com

Theresa Adrião, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual do Mato Grosso

Theresa Maria de Freitas Adrião

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre Docente pela UNICAMP. É professora colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação da UNICAMP e Professora Visitante na UNEMAT. Desenvolve pesquisas na área de política educacional, com ênfase em gestão e financiamento da educação básica, incluindo estudos sobre privatização. Publicou diversos livros e artigos sobre os temas de investigação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/UNICAMP) e a Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra as seguintes entidades acadêmicas e cientificas: ANPED (Tendo sido coordenadora do GT Estado e Política Educacional de 2015 a 2019); Vice diretora Estadual/SP da ANPAE (2015-2017); FINEDUCA e CEDES. Editora da Revista Educação e Sociedade (2018-2020) Bolsista PQ/CNPq - 2010 a 2017 e 2020 a 2023.

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP - Brasil

E-mail: theadriao@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3976705366604804

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Silva, R. da, & Adrião, T. (2022). REDES SOCIAIS E POLÍTICA EDUCACIONAL: ANÁLISE DO INSTITUTO AYRTON SENNA NO TWITTER DE 2013 A 2020. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(3), 1413–1440. https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111567