GESTÃO POR RESULTADOS E A NOVA ROTINA ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE (RME/POA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n32021.110249

Palavras-chave:

educação, reforma administrativa, gestão por resultados

Resumo

O presente artigo discute a recente reforma na política em educação do município de Porto Alegre. Nosso objetivo é apresentar a nova rotina escolar implantada nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA), a partir de 2017, buscando descrever o processo reformista e discutir os instrumentos adotados pela administração municipal como forma de construção e de funcionamento da gestão por resultados aplicadas à educação. Por meio de pesquisa documental foram consultados documentos oficiais e notícias jornalísticas a respeito da nova rotina escolar que, através de uma análise descritiva comparada, de abordagem qualitativa dos dados, nos permitiu verificar que a intervenção efetuada na realidade escolar gerou intensificação do trabalho docente e não se traduziu em efetividade e criação de valor público.

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Biografia do Autor

Caroline Pereira Leal, Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA)

Caroline P. Leal é mestre e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Gestão Publica pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atua como professora na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA).

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Leal, C. P. (2022). GESTÃO POR RESULTADOS E A NOVA ROTINA ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE (RME/POA). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(3), 1235–1254. https://doi.org/10.21573/vol37n32021.110249