Tese por compêndio de doutorado em ciências sociais e educação: Vantagens, riscos e propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.109003

Palavras-chave:

Tese por Compêndio de Publicações / Doutorados / Formação doutoral

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as vantagens e os riscos da implementação de Teses por Compêndio de Publicações (TCP) em programas de doutorado em ciências sociais e de educação. Para isso, foram comparados os requisitos e características dos TCPs em 13 programas de doutorado chilenos e internacionais, e foram realizadas quatro entrevistas em profundidade com alunos que fizeram ou estão fazendo suas teses neste formato. Por fim, apresentamos um conjunto de propostas ou critérios a ter em consideração na implementação da opção TCP, com o propósito de salvaguardar a qualidade, pertinência e diversidade dos processos de formação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Renato Gazmuri Stein, Doctorado en Educación Universidad Diego Portales Chile

Diretor Doutorado em Educação Universidades Diego Portales / Alberto HurtadoProfessor Associado, Faculdade de Educação, Universidad Diego Portales

Alejandra Falabella Ambrosio, Universidad Alberto Hurtado, Chile

Doctora en Sociología de la Educación del Institute of Education de la Universidad de Londres, Magíster en Antropología Social de la Universidad de Chile y Educadora de Párvulos de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Académica asociada del Departamento de Política Educativa y Desarrollo Escolar de la Universidad Alberto Hurtado. Secretaria Académica Doctorado en Educación UAH/UDP 

Tamara Canessa Aguilar, Universidad Diego Portales, Chile

Psicóloga, Pontificia Universidad Católica de Chile, Magíster en Educación, Universidad de Londres.  

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Stein, R. G., Ambrosio, A. F., & Aguilar, T. C. (2021). Tese por compêndio de doutorado em ciências sociais e educação: Vantagens, riscos e propostas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(1), 547–560. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.109003