Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017)

Luis Fernando Ferreira Pinto, Regis Henrique dos Reis Silva

Resumo


Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da “Pedagogia do Aprender a Aprender”.


Palavras-chave


diretor escolar, gestão escolar, neoliberalismo.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108568

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Prefixo DOI: 10.21573