Elaboração de um instrumento para avaliar motivos que podem levar à evasão na educação superior em enfermagem: um estudo metodológico.
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol37n12021.107331Palavras-chave:
Enfermagem, Educação, Educação Superior, Evasão Escolar, Estudantes de Enfermagem.Resumo
Objetivou-se elaborar um instrumento para avaliar os motivos que podem levar à evasão nos cursos de graduação em enfermagem. Tratou-se de estudo metodológico, seguindo cinco etapas para a elaboração de instrumentos de aferição. Participaram 182 estudantes de uma Universidade Pública. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2018 e a análise deu-se a partir de estatística descritiva. Foi elaborado um instrumento composto de 24 questões, cujos fatores foram relacionados ao curso; universidade; professores e colegas; pessoais e/ou sociais; familiares; e referentes a profissão.
Downloads
Referências
AMBIEL, R. A. M.; BARROS, L. O. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 254-267, ago. 2018.
BORGES, A. M. M.; BRITO, R. S.; CHAGAS, S. N. F. Percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 6, n. 3, p. 2421-2429, 2016.
BRUM, D. V.; GAMENHA, D. E. S.; PEREIRA, M. B. S. Panorama da evasão e permanência no ensino superior no instituto federal de Rondônia–Porto Velho zona norte. Brazilian Applied Science Review, v. 2, n. 1, p. 357-369, 2018.
COSTA, C. R. B. et al. Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 19, p. 1-9, 2018.
COSTA, M. et al. Associação entre estresse e variáveis sociodemográficas em estudantes de enfermagem de uma instituição do paraná. Revista de Enfermagem da UFJF, v. 2, n. 1, p. 9-19, 2016.
COSTA, M.; MOREIRA, Y. B. Saúde mental no contexto universitário. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 10, p. 73-79, 2016.
CHAN, Z. C. Y. et al. Curriculum design and attrition among undergraduate nursing students: A systematic review. Nurse education today, v. 74, p. 41-53, 2019.
DAVOK, D. F.; BERNARD, R. B. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina–UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 2, 2016.
DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and applications. 4. ed. Copyright. Sage; 2017.
DIOGO, M. F. et al. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 1, p. 125-151, 2016.
FITZGERALD, H. E. et al. The centrality of engagement in higher education. Journal of Higher Education outreach and engagement, v. 20, n. 1, p. 223-244, 2016.
FREITAS, A. M. C. et al. Percepções de estudantes de enfermagem referente à qualidade de vida na trajetória acadêmica. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 7, n. 2, p. 153-166, 2017.
HIRSCH, C. D. et al. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto & Contexto Enfermagem, v. 27, n. 1, 2018.
HOEVE, Y. et al. Nursing students' changing orientation and attitudes towards nursing during education: A two year longitudinal study. Nurse education today, v. 48, p. 19-24, 2017.
HOEVE, Y. T. et al. Dreams and disappointments regarding nursing: Student nurses' reasons for attrition and retention. A qualitative study design. Nurse education today, v. 54, p. 28-36, 2017.
JESUS, I. S. et al. Vivências de estudantes de graduação em enfermagem com a ansiedade. Revista de enfermagem UFPE, v. 9, n. 1, p. 149-155, 2015.
KORHONEN, V. et al. Understanding the multidimensional nature of student engagement during the first year of higher education. Frontiers in psychology, v. 10, 2019.
MACIEL, C. E.; LIMA, E. G. S.; GIMENEZ, F. V. Políticas e permanência para estudantes na educação superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 32, n. 3, p. 759-781, 2016.
MELLO, S. P. et al. Um panorama da evasão no sul do Brasil: Estudando os cursos superiores de tecnologia em uma universidade pública federal. Congressos CLABES, 3 nov. 2016. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/997. Acesso em: 01 Set. 2020.
MESQUITA, A. M. et al. Depressão entre estudantes de cursos da área da saúde de uma universidade em Mato Grosso. Journal Health NPEPS, v. 1, n. 2, p. 218-230, 2016.
PORTO, A. M. S.; SOARES, A. B. Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 35, n. 1, p. 13-24, mar. 2017.
ROOS, E. et al. Attrition of undergraduate nursing students at selected South African universities. Curationis, Pretoria, v. 39, n. 1, p. 1-8, 2016.
SOUTO, R. Q. et al. Metodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 19, 2018.
SCARDOELLI, M. G. C. et al. Vivência dos acadêmicos de enfermagem diante das ocorrências de assédio moral. Rev. enferm. UFPE on line, v. 11, n. 2, p. 551-558, 2017.
TARTAVOULLE, T. et al. Predictors of Success in BSN Students. International journal of nursing education scholarship, v. 15, n. 1, 2018.
TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G. et al. Síndrome de Burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 6, p. 934-941, 2014.
TURNER, K.; MCCARTHY, V. L. Stress and anxiety among nursing students: A review of intervention strategies in literature between 2009 and 2015, Nurse Education in Practice, v. 22, p. 21-29, 2016.
WAN, C. D. et al. Academic culture in Malaysia: Sources of satisfaction and frustration. Asia Pacific Education Review, v. 16, p. 517-526, 2015.
WRAY, J. et al. Factors affecting the programme completion of pre-registration nursing students through a three year course: A retrospective cohort study. Nurse education in practice, v. 24, p. 14-20, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.