Elaboração de um instrumento para avaliar motivos que podem levar à evasão na educação superior em enfermagem: um estudo metodológico.

Larissa Merino de Mattos, Edison Luiz Devos Barlem, Simoní Saraiva Bordignon, Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Janaína Sena Castanheira, Sabrina Santos da Rocha

Resumo


Objetivou-se elaborar um instrumento para avaliar os motivos que podem levar à evasão nos cursos de graduação em enfermagem. Tratou-se de estudo metodológico, seguindo cinco etapas para a elaboração de instrumentos de aferição. Participaram 182 estudantes de uma Universidade Pública. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2018 e a análise deu-se a partir de estatística descritiva. Foi elaborado um instrumento composto de 24 questões, cujos fatores foram relacionados ao curso; universidade; professores e colegas; pessoais e/ou sociais; familiares; e referentes a profissão.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação; Educação Superior; Evasão Escolar; Estudantes de Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.107331

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Prefixo DOI: 10.21573