EM DESTAQUE: A NOVA GESTÃO ESCOLAR

Quênia Renee Strasburg, Berenice Corsetti

Resumo


Neste artigo abordamos a gestão escolar, que é mobilizada como fundante para a qualidade da educação. Cotejando documentos do Banco Mundial (BM) e reportagens das Revistas Nova Escola e Gestão Escolar 2008-2017 analisamos a articulação de discursos convergentes. O Ciclo de Políticas (Ball e Bowe, 1992) serve como modelo teórico-metodológico que sustenta a análise de políticas como discurso. As revistas compõem uma amostra de como ocorre a receptividade e aceitação as ideias e conceitos de cunho neoliberal e gerencialista na educação.


Palavras-chave


Política educacional. Banco Mundial. Mídia impressa. Gestão escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTVATER, Elmar. O fim do capitalismo tal qual o conhecemos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

ANADON, Simone Barreto; GARCIA, Maria Manuela Alves Garcia. “Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 341-365, abr./jun. 2015.

BALL, Stephen J.; BOWE, Richard. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, S.J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. Discourse, London, v. 13, n. 2, p. 10-17, 1993.

BALL, Stephen J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

BALL, Stephen J., BAILEY, Patrick; MENA, Paula; MONTE, Pablo Del; SANTORI, Diego; TSENG, Chun-ying, YOUNG, Helen; OLMEDO, Antonio. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Revista Educação em Questão, Natal, v. 46 n. 32, p. 9-36, maio/ago. 2013.

BRASIL. SAE. Pátria Educadora: A qualificação do Ensino Básico como obra de construção nacional, 2015. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/Noticias/Patria_Educadora_documento_preliminar_SAE.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2018.

BRUNS, Barbara; FILMER, Deon; PATRINOS, Harry Anthony. Making Schools Work: New evidence on accountability reforms. Overviewbooklet. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2011

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e Caribe. Overviewbooklet. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2014.

GIFE. Fundação Victor Civita lança livro Estudos & Pesquisas Educacionais. In: Disponível em: https://gife.org.br/fundacao-victor-civita-lanca-livro-estudos-pesquisas-educacionais/. Acesso em: 25 de jul. 2018

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente e o novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set.-dez., 2015.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, p.47- 69, jan-abr. 2006.

SAUL, Renato P. As raízes renegadas da teoria do capital humano. Revista Sociologia, Porto Alegre, ano 6, nº 12, pp. 230-273, jul./dez., 2004.

SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. (Trad. De P. S. Werneck). Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967.

SHIROMA, Eneida Oto; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; CAMPOS, Roselane de Fátima. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

VIEIRA, Fabiana Padovan. O papel(ão) da mídia na sociedade. 2010. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/o-papelao-da-midia-na-sociedade/. Acesso em: 10 de jul. de 2020.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107131

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573