Militarização das escolas públicas do distrito federal: uma análise sobre a violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.106182

Palavras-chave:

Violência. Medo. Disciplina. Militarização Escolar.

Resumo

O artigo analisa o Projeto Piloto Escola de Gestão Compartilhada, que alterou quatro escolas públicas para colégios da Polícia Militar do Distrito Federal, no ano de 2019. São objetivos do trabalho: identificar os elementos legitimadores da instauração da gestão compartilhada, investigar se a violência é um fenômeno pertinente na eleição do projeto e detectar os medos da comunidade escolar. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso de um Colégio da Polícia Militar do Distrito Federal, e incita o debate sobre a violência escolar e a militarização das escolas públicas.

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Biografia do Autor

Mariana Teixeira dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mariana Teixeira dos Santos é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB); pós-graduada em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Instituto Federal de Brasília (2020) - Campus Riacho Fundo; graduada em Ciências Sociais (2013) pela UnB e pedagoga. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atualmente, visa desenvolve trabalhos voltados para área de educação e análise de políticas públicas educacionais.

Thiago de Faria e Silva, Instituto Federal de Brasília (Campus Riacho Fundo)

É doutor (2016) e mestre em História Social (2011) pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o bacharelado e a licenciatura em História (2007). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre história e cultura da alimentação, linguagem audiovisual e ensino de História. É docente de História do Instituto Federal de Brasília (Campus Riacho Fundo) e, atualmente, coordena a Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens do IFB.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Santos, M. T. dos, & Silva, T. de F. e. (2021). Militarização das escolas públicas do distrito federal: uma análise sobre a violência. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 506–524. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.106182