Desigualdades no interior da escola: a formação da turma dos repetentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105420

Palavras-chave:

Repetência. Composição das turmas. Escolas públicas. Desigualdades escolares.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o processo de formação de turmas em escolas de ensino fundamental. Utilizamos dados coletados pela Prova Brasil e Censo Escolar de escolas municipais de Contagem-MG, considerando sexo, cor, nível socioeconômico, desempenho em Matemática e repetência. Os resultados apontam que alunos já retidos, com baixo nível socioeconômico e desempenho insuficiente estavam concentrados em salas específicas, e que o agrupamento dos estudantes por tais características foi uma decisão da escola, ainda que pesquisas demonstrem as desvantagens dessa forma de organização.

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Biografia do Autor

Frederico Alves Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação. Participa do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares/UFMG.

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Cências Aplicadas à Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

E-mail: fredericoalves@ufmg.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9557530436783155

Flavia Pereira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Sociologia e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares/UFMG.

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Cências Aplicadas à Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

E-mail: flaviapx@ufmg.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2342873264030499

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Almeida, F. A., & Xavier, F. P. (2021). Desigualdades no interior da escola: a formação da turma dos repetentes. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 109–131. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105420