Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104896Palavras-chave:
Pesquisa e inovação responsáveis, RRI, Educação em rede, Escolarização aberta, Educação escolar indígena,Resumo
Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.
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