A atuação, no cenário da escola, limitada por práticas de gestão empresarial

Henri de Leão Motta, Jair Jonko Araujo

Resumo


Este artigo objetiva discutir a atuação de professoras de uma escola estadual rural de ensino médio do município de Pelotas/RS no processo de redesenho curricular da política do Ensino Politécnico. Ajustado ao paradigma qualitativo, fundamenta-sena teoria da atuação de Stephen Ball, a produção de dados decorreu do exame documental de e-mails da escola relacionados à construção desta política e do debate, em um grupo focal, com cinco professores, cujo processo de análise foi organizado a partir da análise textual discursiva. Conclui-se que a política estimulou práticas de gestão empresarial da escola, imbricadas na burocratização e no controle das vozes internas.


Palavras-chave


Política educacional. Reconstrução curricular. Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Jair. Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. 2013. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação) – Universidade Federal de Pelotas, 2013.

BALL, Stephen. Education reform: a critical and post–structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, Stephen. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004.

BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.

BALL, Stephen. O que é política? Textos, trajetórias e caixas de ferramentas. [Título original: What is policy? Texts, trajectories and toolboxes]. In: BALL, S. J. (Ed.). Education Reform: a critical and post-structural approach. Traduzido por: Joice Elias Costa, 2006. cap. 2, p.10-17.

BALL, Stephen. MAINARDES, Jefferson. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, 288p.

BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BOWE, Richard; BALL, Stephen; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

JAKIMIU, Vanessa. Políticas de reestruturação curricular no ensino médio: uma análise do programa ensino médio inovador. 2014. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Políticas Educacionais do Setor de Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2014.

MOREIRA, Antônio. Currículos e Programas no Brasil. 13ª Ed. Campinas: Editora: Papirus, 2006. 236p.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

MOTTA, Henri. A política do ensino médio politécnico em três atos: reconstrução curricular, práticas pedagógicas e expressão dos resultados. 2020. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Instituto Federal Sul-rio-grandense/Câmpus Pelotas, 2020.

PICOLI, Elaine. Programa ensino médio inovador: um estudo sobre a política de flexibilização curricular. 2016. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2016.

SEDUC/RS. Proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio 2011-2014. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/html/ens_medio.jsp?ACAO=acao1. Acesso em: 30 mai. 2018.

SEDUC/RS. Regimento referência das escolas de ensino médio politécnico da rede estadual 2012. Disponível em https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/html/ens_medio.jsp?ACAO=acao1. Acesso em: 30 mai. 2018.

YIN, Robert. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Tradução de Daniela Bueno. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104848

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573