Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares

Pascoal Albuquerque, António Gomes Ferreira, Carlos Barreira

Resumo


Visou-se investigar a influência da transição para agrupamentos de escolas nos resultados da Avaliação Externa de Escola (AEE) de duas organizações escolares situadas bem próximo geograficamente. Considerando os dois ciclos de AEE já finalizados em Portugal (2006-2011 e 2011-2017), efetuou-se uma análise documental (4 relatórios de AEE e 1 contraditório). Os resultados obtidos revelam, entre outros, uma melhoria da classificação no domínio “Resultados”. A passagem para agrupamento de escolas não influenciou negativamente as classificações obtidas por cada organização escolar.


Palavras-chave


Agrupamentos de escolas. Ciclos de avaliação externa. Resultados da avaliação externa de escolas.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.103993

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Prefixo DOI: 10.21573