Para além do relatório: experiências de escrita no estágio em Ensino de Química

Autores

  • Franklin Kaic Dutra-Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - Centro de Formação de Professores - Amargosa - BA - Brasil - http://lattes.cnpq.br/0234305843667539 https://orcid.org/0000-0003-4486-6124 https://orcid.org/0000-0003-4486-6124
  • Michele Marcelo Silva Bortolai Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - Centro de Formação de Professores - Amargosa - BA - Brasil CV: http://lattes.cnpq.br/6055875748216127 https://orcid.org/0000-0002-9837-7062 https://orcid.org/0000-0002-9837-7062
  • Rafaela dos Santos Lima Universidade Federal da Bahia, UFBA, Programa Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil. http://lattes.cnpq.br/5477617277030093 https://orcid.org/0000-0002-7573-9884 https://orcid.org/0000-0002-7573-9884

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102385

Palavras-chave:

Ensino de Química, Formação de professores, Estágio Supervisionado, Prática de registros, Documentos Pedagógicos

Resumo

Discutimos neste artigo a importância da escrita e da elaboração de documentos pedagógicos nos Estágios Supervisionados em Ensino de Química de uma universidade do interior da Paraíba. A metodologia parte de concepções de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Utilizamos a diversidade dos documentos pedagógicos, que possibilitaram a compreensão dos saberes da experiência, a correlação entre a história de vida e ser professor(a) de Química. Assim, concluímos que o ato de escrever e registrar proporcionou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química, assim como permitiu entender a necessidade de uma formação que desenvolva as habilidades de escrita como um processo de construção permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - Centro de Formação de Professores - Amargosa - BA - Brasil - http://lattes.cnpq.br/0234305843667539 https://orcid.org/0000-0003-4486-6124

FRANKLIN KAIC DUTRA-PEREIRA

Curriculista das Ciências/Química. Curioso por ter me graduado em Química - Licenciatura (2014 - CES/UFCG). Interessado e traquino por formar-se Mestre em Engenharia Mecânica para entender as minúcias do mundo microscópio e os impactos ambientais ao estudar a (bio)corrosão de biodieseis quando em contato com aços (in)oxidáveis (2016 - PPGEM/UFRN). Determinado por tornar-se um dos Doutores mais jovem do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática em tempos de não-Ciência investigando as narrativas e as histórias de vida de Licenciandes em Química num curso à distância (2019 - PPGECM/UFRN). Amante por entender as entrelinhas das narrativas [(auto)biográficas] e práticas pedagógicas na Licenciatura em Química, enquanto professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa/BA. Lidero o RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica, no CFP. Integrante do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Curriculares (GEPPC/UFPB). Insistente em estabelecer relações entre Arte, Educação e Ciência(s) na Formação de Professores(as) de Química. Repudia o neofascismo/terraplanistas/conservadorimos/cloroquiners que alastra pelo Brasil. Destitui o mito com conhecimento científico. Penso que as estruturas de se fazer ciência no país merecem ser pós. Venho me perguntando, a quanto andas as temáticas da formação de professores (antes, durante e depois da pandemia da COVID-19), tais como: Identidade docente; Avaliação da aprendizagem; Estágio supervisionado no Ensino de Ciências; Didática das Ciências; Formação inicial e continuada de Professores da educação básica; Processo de Ensino-Aprendizagem; Metodologias no/do Ensino de Química; Relações de gênero na ciência. Militante dos Direitos Humanos e defensor do movimento e das pessoas LGBTQIA+. Direto de comunicação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Luto pela Universidade Pública e as Ciências. Acredito num futuro melhor para o Brasil, sobretudo para a Educação, num país longe de fascistas, xenófobos, juízes parciais, terraplanistas, hidroxicloroquiners, machistas, e lgbtqifóbicos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, LICENCIATURA EM QUÍMICA, CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AMARGOSA, BA, BRASIL

E-mail: franklinkaic@ufrb.edu.br

http://lattes.cnpq.br/0234305843667539

Michele Marcelo Silva Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - Centro de Formação de Professores - Amargosa - BA - Brasil CV: http://lattes.cnpq.br/6055875748216127 https://orcid.org/0000-0002-9837-7062

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio". Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica, no Centro de Formação de Professores da UFRB. Em ambos os grupos tem seus estudos voltados à formação de professores, currículo e processos de ensino e aprendizagem em Química. Foi coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica da cidade de São Paulo. Lecionou no curso de Pedagogia da Uninassau campus Caruaru - PE   e desde 2019 é professora Adjunta de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, LICENCIATURA EM QUÍMICA, CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AMARGOSA, BA, BRASIL

E-mail:michelemsb@ufrb.edu.br

CV: http://lattes.cnpq.br/6055875748216127

 

 

Rafaela dos Santos Lima, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Programa Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil. http://lattes.cnpq.br/5477617277030093 https://orcid.org/0000-0002-7573-9884

Observadora que sou, me licenciei em Química no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (2017), me especializei em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) (2018). Precisando me (re)iventar e (re)significar me constituo mestra em Educação Científica e Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Hoje, velejo mares (des)conhecidos para me doutorar em Ensino, Filosofia e História das Ciências no Programa Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Pesquisar, estudar, formar é também semear, por isso participo do PEQUI - Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química, do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica da UFRB e do GEPEQS - Grupo de Pesquisa Ensino de Química e Sociedade da UESB. Em todas essas idas e vindas pesquiso sobre Currículo e Formação de Professores na interface com as metodologias de ensino, gênero, diversidade e relações étnico-raciais. Compreendo que o conhecimento é para ser semeado, por isso estou na rede Estadual de Educação da Bahia e como coordenadora pedagógica da Faculdade de Educação Social da Bahia (FAESB).

Universidade Federal da Bahia, Programa Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil.

Email: limasrafaa@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5477617277030093

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Dutra-Pereira, F. K., Bortolai, M. M. S., & Lima, R. dos S. (2021). Para além do relatório: experiências de escrita no estágio em Ensino de Química. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(1), 183–206. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102385