Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece)

João Batista da Silva, Patrícia Félix Duarte, Aline de Oliveira Rebouças, Eloísa Maia Vidal

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi investigar a relação entre os diferentes tipos de escolas públicas cearenses de Ensino Médio e o desempenho dos alunos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesse sentido, foi realizada uma análise estatística descritiva com as notas de desempenho de 155 escolas do Ensino Médio da cidade de Fortaleza. Os resultados mostraram que as escolas de Educação Profissional tiveram melhor desempenho do que as Escolas Regulares e de Escolas de Tempo Integral, todavia, esses estão associados a complexidade de gestão da escola (ICG) e a quantidades de horas-aulas diária.

Palavras-chave


Tipos escolar; Spaece, Avaliação; Política educacional.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102317

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Prefixo DOI: 10.21573