Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos institutos federais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101223

Palavras-chave:

gastos com TI, governança de TI, desempenho organizacional, institutos federais de educação, análise envoltória de dados.

Resumo

O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisadas conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto que, em 2014, ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.

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Biografia do Autor

Stenio Wagner Pereira de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Titulação acadêmica: Bacharel em Administração de Empresas (UFC). Bacharel em Ciências Econômicas (UFC). Especialista em Administração Pública (ATENEU) e Mestre em Administração e Controladoria (UFC)

Ocupação profissional: Servidor federal (técnico administrativo)

Erico Veras Marques, Universidade Federal do Ceará

Titulação acadêmica: Doutor em administração de empresas (EAESP/2004)

Ocupação profissional: professor associado do curso de ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará

Jocildo Figueiredo Correia Neto, Universidade Federal do Ceará

Titulação acadêmica: Doutor em administração de empresas (EAESP/2010)

Ocupação profissional: professor associado do curso de administração da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Queiroz, S. W. P. de, Marques, E. V., & Correia Neto, J. F. (2020). Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos institutos federais de educação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(2), 622–648. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101223