Fundeb, remuneração docente e dívida pública: uma discussão sobre disputa pelo fundo público (2008 – 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101088

Palavras-chave:

Política educacional, Fundo público, remuneração docente, Fundeb, Dívida pública.

Resumo

Esse artigo teve como objetivo compreender os efeitos da complementação da União no Fundeb para a remuneração de professores públicos municipais entre 2008 e 2016. Situa-se o problema no contexto de disputa pelo fundo público, ampliando o debate com a alocação de recursos federais para a rolagem da dívida pública. A metodologia se baseou em um estudo panorâmico de compreensão de dados quantitativos, evidenciando a influência dos recursos da União na valorização da remuneração docente no Brasil, bem como algumas tendências da disputa pelo fundo público após o período analisado.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Faculdade São Braz

Doutor em educação - Universidade Federal do Paraná

Professor do magistério superior na Faculdade São Braz

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Silva, M. Q. da. (2020). Fundeb, remuneração docente e dívida pública: uma discussão sobre disputa pelo fundo público (2008 – 2016). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(2), 649–669. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101088