Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou língua estrangeira. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.