Sobre a Revista

REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (RBPAE)

 

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação de fluxo contínuo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo/missão difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e reflexões em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE é publicada e disponibilizada eletronicamente, com acesso aberto e gratuito na internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar a revista.

O público leitor da RBPAE é principalmente constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino, formuladores de políticas públicas de educação, estudantes, professores universitários, dirigentes de escolas e de universidades, dentre outros espaços de aprendizagem e formação cidadã.

Instituições educativas e órgãos de governo, dentre os quais, as Secretarias, Conselho Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais, encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades.

A RBPAE, fundada em 1983, é hoje um dos mais importantes periódicos editados na área da Educação e tem uma longa história de contribuições, especialmente em sua articulação com a Associação Nacional de Política e Administração da Educação, ambas com forte atuação no campo das políticas educacionais no país. As contribuições da revista para a área têm agregado qualidade substantiva à publicização do conhecimento científico no campo educacional, sobretudo para os estudos sobre política e administração da educação.

 

ENFOQUE E POLÍTICA

 A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) aceita para publicação trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros, nos idiomas português, inglês ou espanhol. A editoria incentiva e agradece antecipadamente o envio de artigos e colaborações para qualquer de suas seções. Os originais devem tratar de temas pertinentes à política e à administração educacional em geral, sejam políticas educacionais públicas e institucionais, planejamento educacional, gestão de sistemas, instituições e processos educacionais e avaliação de políticas educacionais ou instituições de ensino.

Os trabalhos deverão ser encaminhados à editoria da RBPAE e serão recebidos com o entendimento de que a ANPAE terá o direito de publicá-los exclusivamente. Caso se enquadrem no escopo e nos padrões editoriais da revista, serão encaminhados a consultores editoriais para avaliação duplo-cega. Estes expressarão ao editor seu reconhecimento pela qualidade e relevância da publicação, recomendações ou pedidos de atualização ou modificação dos artigos.

Os consultores editoriais não terão conhecimento dos nomes dos autores dos textos submetidos para avaliação, nem os nomes dos revisores serão informados aos autores (blind review). Para serem publicados, os originais podem sofrer alterações editoriais. O parecer final sobre a publicação será emitido pelos editores da RBPAE. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de responsabilidade exclusiva de seus autores.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

 A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), utiliza como base para a transferência de direitos a licença Creative Commons – Attribution – Non Commercial 4.0 International, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica. Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, e não estarão disponíveis para outros fins ou para terceiros.

 

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação é de acesso aberto e não cobra taxas de acesso aos artigos.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos trabalhos submetidos na RBPAE segue critérios essenciais para o julgamento e a avaliação, se estão de acordo com as políticas e conteúdo da revista. Seguem abaixo os principais critérios adotados:

  1. Adequação da temática ao escopo da revista, atualidade/originalidade e contribuição para a área.
  2. Apresentação do Resumo contendo objetivo, referencial teórico, procedimento metodológico e resultado(s).
  3. Clareza na introdução do artigo, apresentação do objeto,  dos objetivos e da estrutura do artigo.
  4. Coerência na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Relevância científica para a área educacional.
  7. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  8. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa.
  9. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT.
  10. Citação dos autores e das obras elencadas nas referências.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Para submissão, processamento e/ou publicação de artigos, documentos e resenhas, não é cobrada nenhuma taxa aos autores.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS E DOCUMENTOS

  1. Editor de texto: Word para Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm e com fonte Times New Roman de corpo 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5.
  2. A extensão do trabalho – incluindo títulos, resumo, palavras-chave, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 48.000 caracteres, incluindo espaços entre palavras. O título do trabalho deve estar no início da primeira página, justificado pelo centro e sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol.
  3. Antes do corpo do trabalho deverá vir um resumo em português de, no máximo, 600 caracteres, incluindo espaços entre palavras, com tradução ao inglês (abstract) e espanhol (resumen), em que constem objetivo, método e resultados do trabalho, além de três a cinco palavras-chave (keywords, palabras clave), para difusão internacional.
  4. Os subtítulos devem estar todos em maiúsculas.
  5. Os quadros, tabelas, gráficos, ilustrações e outras inserções deverão vir acompanhadas dos respectivos títulos e legendas e devem estar inseridos no corpo do texto.
  6. As citações deverão ser apresentadas entre parêntesis no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, se for o caso, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT; os títulos devem estar em negrito.
  7. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
  8. As notas de rodapé deverão ser exclusivamente informativas e explicativas, breves e utilizadas parcimoniosamente. Todas as notas deverão ser numeradas e colocadas no pé da página, utilizando comando automático do editor de textos.
  9. Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) dos seguintes dados dos autores: titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.
  10. Após o envio do pedido de correções obrigatórias, os autores possuem 30 dias para enviar novo manuscrito, para segunda apreciação dos avaliadores. 

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE RESENHAS

  1. Editor de texto: Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm e com fonte Times New Roman de corpo 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5.
  2. A extensão da resenha – incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 10.000 caracteres, incluindo espaços entre palavras. No início da primeira página da resenha deverá constar título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.
  3. As citações deverão ser apresentadas entre parêntesis no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, se for o caso, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT.
  4. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
  5. Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.
  6. Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) dos seguintes dados dos autores: titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.
  7. A resenha precisa ser realizada por terceiros, nunca pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) autor(a) ou coautor(a) da obra resenhada.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO  

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc, Modo de Compatibilidade).
  • URLs para as referências foram informadas, quando necessário.
  • O texto está em espaço entrelinhas 1.5; usa fonte Times New Roman de corpo 12; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na seção “Sobre a Revista”.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em “Assegurando a Avaliação Cega por Pares”.
  • Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Todos os autores devem ter registro no ORCID.
  • Será observado o intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.
  • Esclarecemos que os avaliadores dos artigos submetidos, de acordo com a declaração de ética da revista, devem preservar o sigilo e declarar conflito de interesses, retirando-se da avaliação, caso percebam que existe o conflito, ou identifiquem os autores.
  • A revista aceita para publicação trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

 

EQUIPE EDITORIAL

Editor

Marcelo Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis, Programa de Pós-graduação em Educação, Petrópolis, Brasil; Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, Brasil; http://orcid.org/0000-0002-2780-0054

Editoras associadas

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, Brasil; http://orcid.org/0000-0003-4558-0865  

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-1075-2113

 

Comitê de ética

Janete Maria Lins de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Sabrina Moehlecke, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil 

Conselho editorial

Almerindo Janela Afonso, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Bernardete Angelina Gatti, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, SP, Brasil

Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Fernando Reimers, Harvard University, Cambridge, Estados Unidos da América

Inés Aguerrondo, Universidad de San Andrés, Buenos Aires, Argentina

João Barroso, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil

João Gualberto de Carvalho Menezes, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Juan Casassus, Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Santiago, Chile

Licínio Lima, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil

Márcia Angela da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Philip Hallinger, Mahidol University, Salaya, Tailândia; University of Johannesburg, Johannesburg, África do Sul

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil

Steven J. Klees, University of Maryland, Maryland, Estados Unidos da América

Secretaria editorial

Anna Cristina Costa Farias

Nicole Rivello Fortes de Almeida

Revisoras de língua portuguesa

Simone Garrido Esteves Cabral

Marileide Meneses

Silvana dos Santos Ambrosoli

Laryssa Fazolo Couto

Revisora de língua inglesa

Luísa de Assis Vieira

Revisora de língua espanhola

Hellen Lopes de Carvalho

Designer gráfico

João Marcos Guimarães Oliveira

Pareceristas ad hoc

A lista de pareceristas é publicada ao final de cada ano.