SEGURANÇA REGIONAL NO CHIFRE DA ÁFRICA: CONFLITOS, AGENDAS E AMEAÇAS

Autores

  • Nilton César Fernandes Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2448-3923.68849

Palavras-chave:

Segurança, Conflitos, Chifre da África.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a dinâmica de segurança no Chifre da África no período pós-independência, identificando os atores, agendas e ameaças. Para tanto, ele se divide em três partes. Na primeira parte, faz-se uma análise da dinâmica de segurança no Chifre da África durante o período da Guerra Fria, focando-se nas rivalidades regionais e na penetração das potências extrarregionais. Na segunda parte são discutidas as transformações ocorridas na região no imediato pós-Guerra Fria, focando nas dinâmicas de segurança internas das unidades (Estados) e regionais. Por fim, a última parte busca identificar as “novas” ameaças e as repostas internacionais e regionais, bem como a nova importância estratégica da região para as potências tradicionais no pós-11 de setembro de 2001 consumado no processo de securitização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton César Fernandes Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Estudo Estratégicos Internacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Cardoso, N. C. F. (2017). SEGURANÇA REGIONAL NO CHIFRE DA ÁFRICA: CONFLITOS, AGENDAS E AMEAÇAS. Revista Brasileira De Estudos Africanos, 1(2). https://doi.org/10.22456/2448-3923.68849