O FIM DO ÚLTIMO GRANDE IMPÉRIO COLONIAL: LEMBRANÇAS DE UMA REPORTAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Beatriz Bissio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2448-3923.61138

Palavras-chave:

Angola, MPLA, Cadernos do Terceiro Mundo

Resumo

Em 2015 completaram-se 40 anos do fim do último grande império colonial, que fora iniciado no século XV quando os navegantes portugueses dominavam os mares. Um império derrotado no século XX em território angolano, num dos últimos e mais dolorosos episódios do processo de emancipação do continente africano. A América Latina esteve presente nesse processo através de dois protagonistas com papeis diferentes, porém igualmente determinantes: um no plano diplomático e o outro no terreno militar, Brasil e Cuba. A data suscita uma reflexão sobre o custo em vidas humanas e em sacrifícios que alicerçou o caminho para a Angola do século XXI. Esta matéria reflete as lembranças de uma cobertura jornalística desse momento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Bissio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. 

Publicado

2016-05-31

Como Citar

Bissio, B. (2016). O FIM DO ÚLTIMO GRANDE IMPÉRIO COLONIAL: LEMBRANÇAS DE UMA REPORTAGEM HISTÓRICA. Revista Brasileira De Estudos Africanos, 1(1). https://doi.org/10.22456/2448-3923.61138