Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Estudos Africanos é uma publicação do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). O CEBRAFRICA tem suas origens no Centro de Estudos Brasil-África do Sul (CESUL), um programa estabelecido em 2005 através de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Suas atividades de pesquisa são desenvolvidas junto ao Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT), localizado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. É importante salientar que o CEBRAFRICA é uma instituição estritamente acadêmica e independente, de uma Universidade pública brasileira, sem qualquer vínculo governamental ou com fundações estrangeiras.

A RBEA, portanto, tem por objetivo difundir o conhecimento sobre o continente africano e suas relações com o Brasil, nas seguintes áreas: Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e sua Transformação e Correntes de Pensamento.