O que eu significo diante disso: ação artística com espectadores teatrais.

Flávio Desgranges

Resumo


O autor aborda, no presente texto, processos de criação artística realizados com espectadores tendo como base uma proposição teatral. Logo após o espetáculo, o público é convidado a se debruçar sobre a cena assistida para, a partir da concepção desenvolvida pelos artistas no processo de criação, elaborar uma leitura poética, efetivada como uma outra cena, surgida das entranhas dos processos de recepção, tendo em vista o impacto ocasionado pela obra nos espectadores.


Palavras-chave


Teatro; público; espectadores; ação artística; efeito estético.

Texto completo:

ACESSO / ACCESS / ACCÈS

Referências


ALVES, Rubem. Interpretar é compreender. Folha de São Paulo, São Paulo, abr., Sinapse, p. 06, 2004.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1993.

BENJAMIN, Walter Benjamin. Passagens. Belo Horizonte, Editora UFMG, São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.

COELHO, Teixeira. O Que é Ação Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1989.

DELEUZE, Deleuze. Proust e os Signos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.

DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.

DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um Novo Paradigma Estético. São Paulo, Editora 34, 2006.

GUMBRECHT, Hans-Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro, Contraponto, PUC-RJ, 2010.

LARROSA, Jorge Larrosa. La Experiencia de Lectura: estudios sobre literatura y formación (edição eletrônica). Barcelona, Fondo de Cultura Económica, 2011.

LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa, Gradiva, 1989.

PROUST, Marcel. No Caminho de Swann. São Paulo, Folha de São Paulo, 2003.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Alteridade em Cena. In: Sala Preta – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (salapreta.com.br). São Paulo, USP, n°12, Vol. 1, 2012.

SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. São Paulo, Revista Sala Preta, V. 17, n.1, pp. 331 – 343, 2017.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo, Cosacnaify, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA - Brazilian Journal on Presence Studies - e-ISSN 2237-2660 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil - http://www.seer.ufrgs.br/presenca

 

       

 

 

Crossref Similarity Check logo

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.