Ficção e Realidade no Teatro a partir das Ideias de Vilém Flusser

Autores

  • Ernesto Gomes Valença Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Palavras-chave:

Vilém Flusser, Teatro e Filosofia, Teatro Performativo, Ficção e Realidade, Linguagem Teatral

Resumo

O artigo aborda a relação de tensão entre ficção e realidade no teatro contemporâneo a partir do conceito de teatro performativo e em relação com a filosofia de Vilém Flusser, utilizando-se de exemplos de recentes encenações e baseando-se em análises de reconhecidos pesquisadores. As noções de ficção, realidade, intelecto e conversação na filosofia de Flusser são mobilizadas para sugerir que o teatro contemporâneo é uma espécie de intelecto performativo diferencial, configurando não uma representação, mas uma expansão da própria realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Gomes Valença, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professor de Pedagogia do Teatro na UFOP. Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2014), possui Mestrado pela mesma instituição (2010) e graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo- ECA/USP (2002). Tem se dedicado ao estudo da filosofia de Vilém Flusser e sua aplicação no campo do teatro. Coordena o Projeto de Pesquisa MediaLab Caixa Preta, ligado ao Departamento de Teatro da UFOP e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFOP, que se propõe à experimentação de formas de incorporação de novas tecnologias audiovisuais às artes da cena (teatro/dança) através da experimentação do conceito de jogo.

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Valença, E. G. (2020). Ficção e Realidade no Teatro a partir das Ideias de Vilém Flusser. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(3), 01–24. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92353

Edição

Seção

Outros Temas