Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo

Autores

  • Pedro Luis Braga Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Ana Cristina Zimmermann Professora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo, associada ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação na mesma Univesidade.

Palavras-chave:

Aura, Autoridade Docente, Communitas, Entusiasmo, Pedagogia Crítica

Resumo

O artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Luis Braga, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Mestre em Cultura, História e Filosofia da Educação, orientado pela Profa. Dra. Ana Cristina Zimmermann, na Faculdade de Educação da USP (FE-USP)

Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)

Ana Cristina Zimmermann, Professora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo, associada ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação na mesma Univesidade.

Pós-doutora em Humanidades pela Universidade de Nottingham, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora da Escola de Educação Física e Esportes e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano, pesquisando os temas de corpo, educação e fenomenologia.

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Braga, P. L., & Zimmermann, A. C. (2020). Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(3), 01–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099

Edição

Seção

Outros Temas