A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador

Autores

Palavras-chave:

História e Historiografia do Teatro, Fontes Documentais, Iluminação Cênica, MicroHistória, Teatro Moderno

Resumo

O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológicas aí implicadas para, posteriormente, empreender análises das peças que compõem sua trilogia do teatro no teatro, tendo como foco a articulação entre as noções de visibilidade e visualidade, propondo-as como conceitos-chave para a compreensão da luz na cena moderna, para além da dicotomia luz para ver e luz narrativa ou de efeito.

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Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei

Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei. Doutor em Artes Cênicas, na linha de História e Historiografia do Teatro, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq).

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Nosella, B. L. D. (2019). A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(4), 01–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/84817

Edição

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