Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial

Fernanda Areias Oliveira (Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís/MA, Brasil), Marta Isaacsson, Maria Cristina Biasuz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil)

Resumo


Descreve-se neste artigo a presença mediada por dispositivos de imagem. O recorte proposto situa a cena contemporânea intermedial, emergindo como estudo de destaque o espetáculo imersivo Rouge Mékong, desenvolvido pelo coletivo canadense de artistas interdisciplinares, Collectif Lebovitz. A referida experiência nos guiará como obra sistematizadora do conceito efeito de presença, desenvolvido por Josette Féral, e aqui investigado como constituinte da dramaturgia desse espetáculo. Investiga-se ainda a apresentação de discussões voltadas para a presença do ator mediada pela tecnologia da imagem virtual e as possibilidades de percepção sobre o espectador levantadas por Auslander (2008), Féral (2012) e Lehmann (2007) quando em relação à cena intermedial.


Palavras-chave


Efeito de Presença; Cena Intermedial; Percepção; Imersão e Interdisciplinaridade

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REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA - Brazilian Journal on Presence Studies - e-ISSN 2237-2660 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil - http://www.seer.ufrgs.br/presenca

 

       

 

 

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