Atenciografia do Corpo: interseções entre Lisa Nelson e Gilbert Simondon a partir de um fragmento de relato

Autores

  • Francisco de Assis Gaspar Neto (UDESC, Florianópolis/SC, UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil) Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Palavras-chave:

Tuning Scores, Atenciografia, Individuação, Individualização, Personalidade,

Resumo

O artigo propõe uma interseção entre arte e filosofia aproximando uma pratica de atenção em uma seção de Tuning Scores, descrita pela coreografa e video-maker americana Lisa Nelson, a relação do individuo com o meio e com outros indivíduos, pensada pelo filósofo francês Gilbert Simondon. O fragmento de descrição de Lisa Nelson acerca da atenciografia do corpo será lido em conjugação com os caracteres que Simondon apresenta na relação interpessoal: individuação, individualização e personalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Gaspar Neto (UDESC, Florianópolis/SC, UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Doutorando no Programa de Pós graduação em Teatro da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC); bolsista do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE) da CAPES, junto à Universidade de Lisboa.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Gaspar Neto (UDESC, Florianópolis/SC, UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil), F. de A. (2016). Atenciografia do Corpo: interseções entre Lisa Nelson e Gilbert Simondon a partir de um fragmento de relato. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(1), 205–221. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63641

Edição

Seção

Outros Temas