Dança, Música e Dramaturgia: plano de colaboração e dispositivo dramatúrgico

Autores

  • João Paulo Lucas Universidade de Brasília
  • César Lignelli (Universidade de Brasilia – UnB, Brasília/DF, Brasil) Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Composição, Coreografia, Música, Colaboração, Dramaturgia,

Resumo

Os desdobramentos do conceito de dramaturgia e as problematizacoes da criacao coreografica contemporanea sao hoje um vasto e diversificado campo de pesquisa, tecido por inumeras linhas de fuga que orientam a sua reciproca implicacao. Alem disso, a danca e a musica partilham lacos de complementaridade expressiva que propiciam a ponderacao de uma questao composicional comum. Refletindo sobre os respectivos processos composicionais, este artigo interroga a colaboracao entre coreografos e compositores musicais, integrando a incidencia da dramaturgia nas estrategias de composicao coreografico-musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Lucas, Universidade de Brasília

Pianista, compositor e pesquisador, João Lucas é natural de Lisboa, Portugal. Graduou-se com alta classificação no curso superior de piano do Conservatório Nacional de Lisboa. Colaborou com alguns dos mais importantes criadores do teatro e da dança contemporânea em Portugal, tendo participado como compositor em mais de setenta peças, muitas delas premiadas nacional e internacionalmente. Radicado em Brasília desde 2010, é mestre em Artes pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Processos Composicionais para a Cena. 

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Lucas, J. P., & Lignelli (Universidade de Brasilia – UnB, Brasília/DF, Brasil), C. (2016). Dança, Música e Dramaturgia: plano de colaboração e dispositivo dramatúrgico. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(1), 19–44. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63565

Edição

Seção

Dramaturgias do Corpo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)