Uma Nova Abordagem Psicofísica na Pedagogia Teatral Contemporânea

Autores

  • Vezio Ruggieri (Università degli Studi di Roma La Sapienza – Roma, Itália) Università degli Studi di Roma La Sapienza – Rome, Italie
  • Lea Walter (Associazione Psicofisiologi Clinici per l’Integrazione Sociale – Roma, Itália) Università degli Studi La Sapienza di Roma

Palavras-chave:

Psicofisiologia, Postura, Imaginação, Emoção, Prosódia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a forma como as contribuições do modelo psicofisiológico bioexistencialista desenvolvido por Vezio Ruggieri e seus colaboradores podem trazer uma nova compreensão sobre os processos subjacentes do jogo do ator, como a presença cênica, o processo de identificação com um personagem e o mecanismo complexo da prosódia. Esse contexto teórico, que considera a conexão corpo-mente como uma relação circular, esclarece ao leitor as bases fisiológicas da percepção e da imaginação, bem como o papel fundamental que a estrutura muscular desempenha na construção desses fenômenos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Ruggieri (Università degli Studi di Roma La Sapienza – Roma, Itália), V., & Walter (Associazione Psicofisiologi Clinici per l’Integrazione Sociale – Roma, Itália), L. (2022). Uma Nova Abordagem Psicofísica na Pedagogia Teatral Contemporânea. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(3), 622–639. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/57902

Edição

Seção

Outros Temas