Abordagens Somáticas do Corpo na Dança

Autores

  • Marcilio Souza Vieira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil) UFRN

Palavras-chave:

Corpo, Soma, Dança, Abordagens Somáticas, Movimento,

Resumo

Entende-se a Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do corpo e seu movimento e que se propõe a uma descoberta pessoal de seus próprios movimentos, de suas próprias sensações. O presente artigo objetiva propor uma reflexão por meio de notas sobre o conceito de Educação Somática, Soma e Corpo, bem como destacar duas abordagens somáticas que são incorporadas nas práticas da temática em voga como caminhos possíveis para pensar o campo em estudo na dança. Parte de uma abordagem fenomenológica pautada nos estudos de Merleau-Ponty (1999), tomando como técnica de pesquisa a descrição merleaupontyana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio Souza Vieira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil), UFRN

Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR). marciliov26@hotmail.com; souvyer@yahoo.com.br

Publicado

2014-10-11

Como Citar

Vieira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil), M. S. (2014). Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(1), 127–147. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47246

Edição

Seção

Técnicas, Métodos e Abordagens Somáticas