A quem possa Interessar: a Educação Somática nas pesquisas acadêmicas

Autores

  • Priscila Rosseto Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Strazzacappa (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, Brasil) Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação Somática, Produções Científicas, Multidisciplinariedade, Arte, Aplicações,

Resumo

Fundamentado em um levantamento realizado junto a diferentes bases de dados acadêmicas como artigos de periódicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação, teses e dissertações, o presente artigo apresenta uma análise crítica sobre os diferentes campos do conhecimento em que estão sendo realizadas as produções científicas sobre Educação Somática, visando subsidiar trabalhos futuros. A pesquisa foi documental e quantitativa, tendo como fontes prioritárias o site de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Concluiu-se que a Educação Somática é multidisciplinar, embora tenha maior representatividade acadêmica na área de Artes, seguida da área da Saúde, refletindo possivelmente suas origens e aplicações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Rosseto Costa, Universidade Estadual de Campinas

Priscila Rosseto Costa possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, membro do laboratório de estudos sobre Arte, Corpo e Educação (laborarte); Docente na rede municipal de ensino da cidade de Itupeva onde realiza intervenções no campo da educação somática. 

Márcia Strazzacappa (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, Brasil), Universidade Estadual de Campinas

Márcia Strazzacapa é atriz, bailarina,pesquisadora, docente. Licenciada em Pedagogia e Dança e mestre em Educação pela UNICAMP, possui doutorado em Arte: Estudos Teatrais e Coreográficos pela Universidade de Paris VII/França.   Atualmente é pesquisdora e professora da Faculdade de Educação UNICAMP, membro do laboratório de estudos sobre Arte, Corpo e Educação (laborarte).Foi coordenadora e diretora associada para os cursos de licenciaturas na faculdade de Educação Unicamp.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Costa, P. R., & Strazzacappa (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, Brasil), M. (2022). A quem possa Interessar: a Educação Somática nas pesquisas acadêmicas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(1), 39–53. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47152

Edição

Seção

Epistemologias da Somática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)