Da Imagem à Cena: o palhaço fotógrafo e o registro do circo-teatro

Autores

  • Alda Fátima de Souza (Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil) Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB e Universidade Federal do Estado da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Registro, Fotografia, Troupe, Circo, Teatro

Resumo

Este artigo trata do registro, a princípio registro fotográfico e depois escrito, realizado pelo palhaço Cadilac e evidencia a forma de atuação nos pequenos circos mambembes e
o início de uma troupe circense, no período entre 1950 e 1970. A pesquisa, concluída em fevereiro de 2012, teve como resultado final a dissertação na área de Artes Cênicas intitulada A memória do circo mambembe: o palhaço Cadilac e a reinvenção de uma tradição. Para a realização deste artigo, utilizou-se o levantamento da pesquisa, em que foram feitos cruzamentos de dados entre as entrevistas, documentos de arquivos públicos, fotos, escritos do próprio palhaço, além de diversas publicações sobre o assunto em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Fátima de Souza (Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil), Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB e Universidade Federal do Estado da Bahia - UFBA

Coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da FUNCEB

Publicado

2013-12-04

Como Citar

Souza (Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil), A. F. de. (2013). Da Imagem à Cena: o palhaço fotógrafo e o registro do circo-teatro. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(1), 148–166. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/37020

Edição

Seção

Outros Temas