A Arte do Encontro, uma Arte da Distância: de Thomas Richards e Mario Biagini a Jerzy Grotowski

Autores

  • Yannick Butel (Aix-Marseille Université I – Marseille, França)

Palavras-chave:

Jerzy Grotowski, Thomas Richards, Mario Biagini, Workcenter, Crítica Teatral

Resumo

Este texto apresenta o ato teatral como uma passagem, a partir do testemunho das ações de Thomas Richards e Mario Biagini que se inscrevem em um protocolo de trabalho nascido da herança de Jerzy Grotowski. Trata-se do instante no qual a arte como veículo, como escreveu Peter Brook, se confunde com a arte do encontro. Trata-se, ainda, do momento no qual a experiência transmitida pelo teatro provoca o desaparecimento das fronteiras e dos limites entre a cena, o ator e o espectador. A arte do encontro corresponde, então, à incorporação do espectador no processo teatral que favorece um retorno da presença de si mesmo, o desaparecimento do estranhamento de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-04-10

Como Citar

Butel (Aix-Marseille Université I – Marseille, França), Y. (2013). A Arte do Encontro, uma Arte da Distância: de Thomas Richards e Mario Biagini a Jerzy Grotowski. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 3(1), 198–219. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/33684

Edição

Seção

Dossiê Grotowski