Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator

Autores

  • Maria Regina Tocchetto Oliveira (Universidade Federal da Grande Dourados – Dourados, Brasil) UFRGS - Departamento de Arte Dramática

Palavras-chave:

Arthur Lessac, Energias Corporais, Presença Cênica, Improvisação, Jogo do Ator

Resumo

Este artigo reflete sobre os quatro estados de energia corporal desenvolvidos por Arthur Lessac: Buoyancy, Radiancy, Potency e Inter-Involvement e sobre a sua utilização no treinamento do ator. Através da análise descritiva de três explorações feitas a partir da abordagem de Lessac, procura-se indicar como a aplicação das energias corporais vitaliza o jogo improvisacional, a caracterização de personagens e a ação vocal. Relaciona-se a energia do ator com a sua presença cênica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Tocchetto Oliveira (Universidade Federal da Grande Dourados – Dourados, Brasil), UFRGS - Departamento de Arte Dramática

Atriz, Diretora e Professora de Teatro. Mestre em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa (2008) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professora substituta de Interpretação  Teatral no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. O foco de sua Pesquisa são as Energias Corporais no Trabalho do Ator.

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Oliveira (Universidade Federal da Grande Dourados – Dourados, Brasil), M. R. T. (2013). Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 3(2), 539–555. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25713

Edição

Seção

Outros Temas