Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar

Autores

  • Marco De Marinis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Etnocenologia, Neurociências, Ator, Espectador, Teatro

Resumo

Este texto aborda os conceitos de corpo e corporeidade, levantando um léxico de palavras que pretendem funcionar como instrumento por intermédio do qual pensa-se uma nova teatrologia. Discute-se a distinção entre corpo e carne e sua junção teórico-prática na noção de corporeidade. Da mesma forma, convoca-se autores como Marcel Jousse, Richard  Schechner, Jean-Marie Pradier, entre outros para ampliar o espectro de possibilidades de pensar o corpo na cena contemporânea. Efetiva-se conexões entre Neurociências, Etnocenologia e Performance Studies, em especial, a partir do conceito de neurônio-espelho como uma simulação encarnada das ações e intenções, mostrando possibilidades de alargar a teatrologia ao incluir o estudo da relação ator espectador numa perspectiva interdisciplinar.

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

De Marinis, M. (2022). Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 2(1), 36–53. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/24243

Edição

Seção

Etnocenologia e Educação