Acessibilidade / Reportar erro

A Presença Performativa nas Artes da Cena e a Improvisação

The Performative Presence in the Scenics Arts and the Improvisation

La Présence Performatif dans l'Art de la Scene etl'Improvisation

RESUMO

Este artigo faz uma reflexão sobre a relevância do aspecto improvisacional oriundo das artes performativas como elemento fomentador da presença cênica. Performances podem ser definidas pelo momento em que um ou mais corpos mostram-se para outros e a presença é aqui entendida como a habilidade do performer para atrair a atenção do espectador para si. O aspecto improvisacional inerente a estas situações pode ser aplicado em vários níveis e de várias formas, mas depende essencialmente do performer em seu desejo de fazer, ou seja, ao entregar-se psicofisicamente a sua arte.

Palavras-chave:
Performance; Presença; Artes Cênicas; Improvisação; Desejo

ABSTRACT

This article makes a reflection about the relevance of improvisation aspect in the performative arts as a fomenter element of scenic presence. Performances can be defined by the moment when one or more bodies shows themselves to other people eyes and the presence here means the performer ability to attract the viewer‟s attention to himself. The improvisational aspect comes out of these situations can be applied at many levels and many ways but mainly depends on the performer in his desire to do, namely, in giving psychophysically himself to his art.

Keywords:
Performance; Presence; Scenic Arts; Improvisation; Desire

RÉSUMÉ

Cet article se penche sur la pertinence de l'aspect d'improvisation des arts du spectacle en provenance de développeurs dans le cadre de présence scénique. Les performances peuvent être définis lors de l'un ou plusieurs organismes présentent pour les autres et la présence ici signifie la capacité de l'interprète pour attirer l'attention du spectateur à lui-même. L'aspect d'improvisation inhérente à ces situations peut être appliquée à différents niveaux et de différentes manières, mais dépend surtout de l'interprète dans son désir de faire, à savoir, en se donnant à son art psychofisicment.

Mots-clés:
Performance; Présence; Arts de la Scène; Improvisation; Désir

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. São Paulo: Ed. Hucitec, 1994.
  • BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.
  • CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Ed. Perspectiva , 1991.
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 1995.
  • FERRACINI, Renato. O Corpo Cotidiano e o Corpo Subjétil: relações. In: 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2003, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UFSC, Memória ABRACE VII IOESC, 2003. P. 85-88.
  • GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ed. Ática, 1993.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
  • ICLE, Gilberto. Teatro e Construção de Conhecimento. Porto Alegre/RS: Mercado Aberto, 2002.
  • LAPLANTINI, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1996
  • MEYERHOLD, Vsevolod. Enonces de Meyerhold sur la Biomecanique. Bouffonneries Exercice(s), Le Siecle Stanislavski, France, Revue Trimestrielle, n. 18/19, p. 215-219, 1989.
  • PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.
  • SCHECHNER, Richard. Performance Studies, an introduction. London and New. York: Routledge, 2002.
  • SCHECHNER, Richard. O que é Performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
  • SCHELLING, Vivian. A Presença do Povo na Cultura Brasileira. Tradução Federico Carotti. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
  • SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992.
  • STANISLAWSKI, Konstantin. Mi Vida en el Arte. Habana/Cuba: Editorial Arte y Literatura, 1985.
  • 1
    A competência é entendida, nesta reflexão, como a habilidade ou aptidão desenvolvida por um indivíduo ou grupo para realizar uma atividade específica de maneira adequada às suas exigências.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Jan 2011
  • Aceito
    Maio 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com