Acessibilidade / Reportar erro

11 de Setembro, Arte de Vanguarda?

9/11 as Avant-Garde Art?

Le 11 Septembre, Art d'Avant-garde?

RESUMO

Pode o ataque de 11 de Setembro ser considerado um evento artístico de vanguarda? O presente artigo propõe discutir, do ponto de vista da intencionalidade do ato e de sua recepção, o caráter performativo do fato histórico. Para levar a termo o intento, apresenta um panorama histórico da arte de vanguarda, assim como discorre sobre condições históricas e culturais que supostamente operariam como disparadores de tal acontecimento. O texto se debruça, ademais, sobre o caráter espetacular do evento e das condições de sua apreciação numa sociedade balizada sobremaneira pelos aparelhos midiáticos.

Palavras-chave:
Arte de Vanguarda; Performance; Terror; Sociedade do Espetáculo

ABSTRACT

Can the attacks of 9/11 be considered an avant-garde artistic event? This article aims to discuss, from the point of view of the intentionality of the act and of its reception, the performative character of that historical fact. To carry forward this intent, it presents a historical overview of avant-garde art, and discusses some of the historical and cultural conditions that supposedly operated as triggers of such an event. The text also focuses on the spectacular character of the event and the conditions for its appreciation in a society greatly limited by the media.

Keywords:
Avant-garde Art; Performance; Terror; Society of the Spectacle

RÉSUMÉ

Les attentats du 11 septembre peuvent-ils être considérés comme un événement artistique d'avant-garde ? Le présent article constitue une réflexion, aussi bien du point de vue de l'intentionnalité de l'acte que de sa réception, sur le caractère performatif de ce fait historique. Dans cette perspective, l'auteur fournit d'abord un panorama historique de l'art d'avant-garde et examine ensuite les conditions historiques et culturelles supposées fonctionner comme les déclencheurs d'un tel événement. Il se penche, par ailleurs, sur le caractère spectaculaire de l'événement et des conditions de son appréciation dans une société excessivement encadrée par des outils médiatiques.

Mots-clés:
Art d'Avant-garde; Performance; Terreur; Société du Spectacle

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ARTAUD, Antonin. No More Masterpieces. In: ARTAUD, Antonin. Artaud Theater. New York: Grove Weidenfeld, 1958a, p.74-83.
  • ARTAUD, Antonin. The Theater and Cruelty. In: ARTAUD, Antonin. Artaud Theater. New York: Grove Weidenfeld , 1958b, p. 84-88.
  • ARTAUD, Antonin. The Theater and its Double. New York: Grove Weidenfeld , 1958c.
  • BECK, Julian. The Life of the Theatre: the relation of the artist to the struggle of the people. San Francisco: City Lights, 1972.
  • BRETON, Andre; TROSTSKY, Leon. Towards a Free Revolutionary Art. Disponível em: <Disponível em: http://generation-online.org >. Acesso em: 22 jul. 2009.
    » http://generation-online.org
  • BURKE, Edmund. A Philosophical Inquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful, with several other additions. The Harvard Classics. Ed. Charles W. Eliot. v. 4, PT. 2. New Yorl: Collier, 1909-1914. Disponível em: <Disponível em: http://bartleby.com >. Acesso em: 25 jun. 2009.
    » http://bartleby.com
  • DAYAN, Daniel (Org.). La Terreur Spectacle. Paris: De Boeck U, 2006.
  • DEBORD, Guy. The Society of the Spetacle. London: Verso, 1990.
  • De DUVE, Thierry. Kant after Duchamp. Cambridge: MIT Press, 1996.
  • STOCKHAUSEN, Karlheinz, Documentation of Stockhause's Comments re: 9/11, William Osborne and Abbie Conant, (não publicado), acessado em 24 junde 2009.
  • ERLANGER, Steven. A Nation Challenged: voices of opposition. New York Times, New York, 22 set. 2001.
  • HESSLER, Peter. Oracle Bonés. New York: Harper, 2007.
  • KANT, Immanuel. Critique of Judgement. In: KANT, Immanuel. Immanuel Kant Philosophical Writings. Ed. Ernst Behler. New York: Continuum, 1986. P. 129-246.
  • LENTRICHIA, Frank; Terry, McAULIFFE. Crimes of Art and Terror. Chicago: University of Chicago Press, 2003.
  • MARINETTI, Filippo Tommaso. Tee Futurist Manifesto. Cosma's Home Page. Center for the study of complex systems. University of Michigan, não disponível, acessado em 25 de junho de 2009.
  • MINOR, Vernon Hyde. What Kind of Tears? 9/11 and the Sublime, Journal of American Studies of Turkey. New York, v. 14, fall 2003, p. 91-96.
  • SINATRA, Frank. New York, New York. Trilogy: Past Present Future. Reprise Records, 1980.
  • Situationist Manifesto. Trans. Fabian Thompsett. Sitautionist Intl. Online, não disponível, acessado em 22 de julho de 2009.
  • THE OXFORD THE OXFORD ENGLISH DICTIONARY. Avant-Garde. 1989.
  • TZARA, Tristan. The Second Dada Manifesto. The First and Second Dada Art Manifestos. The Art History Archive. Lilith Gallery Network, não disponível, acessado em 22 de julho de 2009.
  • 1
    De acordo com Thierry de Duve, Olinde Rodrigues, um seguidor de Henry de Saint- simon, escreveu em 1825: "Somos nós, os artistas, que serviremos como sua linha de frente; o poder das artes é, com efeito, a mais imediata e rápida. {...} nós nos lançamos à imaginação e aos pensamentos do povo: deveríamos, portanto, alcançar a mais vivida e decisiva espécie de ação" (1996, p. 430-431).
  • 2
    Para saber mais sobre a relação entre terrorismo e televisão, ver Dayan (2006).
  • 3
    N.T.: Comece a espalhar a notícia, estou partindo hoje/Eu quero ser parte dela - New York, New York {...}/Se eu conseguir lá, eu conseguirei em qualquer lugar.
  • 4
    Ver <www.christojeanneclaude.net>.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    Jun 2011
  • Aceito
    Ago 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com