Dança e racismo: apontamentos críticos sobre o ensino de história da dança

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Ensino, Racismo, História, Dança

Resumo

Dança e racismo: apontamentos críticos sobre o ensino de história da dança1 - Este artigo elabora algumas breves considerações sobre o ensino de história da dança nas universidades. O objetivo é discutir o racismo institucionalizado nos ambientes de ensino superior em dança por meio de apontamentos críticos sobre os conteúdos, de natureza hegemônica e colonial, aplicados aos processos de ensino-aprendizagem da história da dança. Além disso, pretende-se chamar a atenção para a urgência da constituição de uma outra dimensão de produção de conhecimento, desejando garantir ampla visibilidade para histórias marginais e periféricas no contexto da educação em dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Artista e Pesquisador em Dança. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes/UFPB) onde desenvolve pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio doutoral em Antropologia da Dança, na Université Paris X (2016). Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB) onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e teatro e o Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Oliveira, V. H. N. de. (2021). Dança e racismo: apontamentos críticos sobre o ensino de história da dança. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(1), 1–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113529

Edição

Seção

Dança: História e Historiografia