Corpos Transitórios em Topografias Rígidas: um guia para a vida conjunta em Sans-titre, de Raimund Hoghe

Autores

Palavras-chave:

, Corpo, Incorporação, Afetos, Representação Cultural, . Recepção Estética.

Resumo

Neste artigo, argumenta-se que Sans-titre, do coreógrafo Raimund Hoghe (2009), remete à ideia de que é por intermédio de um movimento de libertação das forças estáticas de representação cultural que o sujeito pode se aproximar dos outros enquanto humanos – ou seja, construir uma relação baseada na ética. A análise parte de uma interpretação subjetiva que se desenrola em função da sequência narrativa do espetáculo, procurando libertar-se do olhar neutro (e potencialmente redutor) normalmente associado aos regimes tradicionais de regulação académica – ao mesmo tempo em que dá a ver novas possibilidades críticas em torno da recepção estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Vicente, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de Teatro

Gustavo Vicente é professor, investigador, actor e director de teatro. Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde lecciona as cadeiras de Correntes de Dança Contemporânea, Estudos de Performance e Prática como Investigação. Investigador do Centro de Estudos de Teatro (FLUL), onde coordena a linha de pesquisa Discursos Críticos em Artes Performativas. Membro (co-convener em 2016-17) do Choreography and Corporeality Working Group da International Federation for Theatre Research e do conselho editorial da Sinais de Cena: Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Actor desde 2001, trabalhou com diversos criadores em teatro e cinema. Em 2009, ganhou o prémio de Melhor Espetáculo (FATAL) com a sua primeira encenação e mais recentemente, em 2019, o prémio de Melhor Espectáculo Solo (Guia dos Teatros) com uma criação para os mais jovens. Colaborador do Teatro do Vestido desde 2013.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Vicente, G. (2021). Corpos Transitórios em Topografias Rígidas: um guia para a vida conjunta em Sans-titre, de Raimund Hoghe. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(3), 01–23. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102073

Edição

Seção

Outros Temas