Colegialidade, Integridade e Deliberação: os Precedentes e o Contraditório no Novo CPC

Autores

  • Rafael Dilly Patrus Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.61352

Palavras-chave:

Direito Processual, Processo Civil, Direito Constitucional, Precedentes, Colegialidade, Integridade, Deliberação

Resumo

COLEGIALIDADE, INTEGRIDADE E DELIBERAÇÃO: OS PRECEDENTES E O CONTRADITÓRIO NO NOVO CPC

 

 

COLLEGIALITY, INTEGRITY AND DELIBERATION: JUDICIAL PRECEDENTS AND ADVERSARIAL PRINCIPLE IN THE NEW BRAZILIAN CIVIL PROCEDURE CODE

 

 

Rafael Dilly Patrus*

 

RESUMO: Na conjuntura que se arma em torno do novo Código de Processo Civil, a questão relativa à forma como os tribunais decidem é elevada a uma posição de enorme relevância. O presente trabalho consiste em reflexão a respeito da ideia de deliberação para a produção e a prolação de decisões jurisdicionais colegiadas, em vista do sistema de precedentes vinculantes que se pretende implementar no ordenamento brasileiro. Conclui-se que, a despeito da necessidade de se conferir maior unidade aos acórdãos proferidos pelos tribunais, não se pode esvaziar a própria gênese do procedimento de tomada de decisões, o que abrange (ou deve abranger) não só o tipo de resultado e o contexto decisório, mas especialmente a intensidade das preferências daqueles que decidem. A divergência no curso da decisão não significa desatenção ao dever de integridade no decidir.

 

PALAVRAS-CHAVE: Sistema de precedentes vinculantes. Colegialidade jurisdicional. Integridade. Democracia deliberativa.

 

ABSTRACT: In light of the new Brazilian Civil Procedure Code, the question concerning the way courts decide is elevated to a position of enormous importance. This paper consists in a reflection on the idea of the role of deliberation in collegiate jurisdictional decisions, in view of the binding judicial precedents system to be implemented in Brazil. The conclusion is that, despite the need to bring greater unity to courts’ decisions, the essence of the decision-making procedure cannot be emptied, since it includes (or should include) not only a kind of decision and the decision process, but especially the intensity of the preferences expressed by those making the decision. Divergences in the decision process does not mean lack of attention to the duty to decide with integrity.

 

KEYWORDS: System of binding precedents. Jurisdictional collegiality. Deliberative democracy.

 

SUMÁRIO: Introdução. 1 O Sistema de Precedentes no Novo Código de Processo Civil. 2 Os Precedentes e o Perigo da Fuga da Jurisdição. 3 Os Precedentes e o Contraditório. Conclusão. Referências.


* Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor substituto de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os anos de 2014 e 2015. Consultor Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Vice-Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Dilly Patrus, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ex-professor substituto de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Consultor Legislativo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Publicado

2016-08-04

Como Citar

Dilly Patrus, R. (2016). Colegialidade, Integridade e Deliberação: os Precedentes e o Contraditório no Novo CPC. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 11(1). https://doi.org/10.22456/2317-8558.61352