PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte prioriza a publicação de contribuições acadêmicas capazes de resguardar teoricamente as relações entre os campos da filosofia, da literatura e da arte.

A revista dará prioridade às publicações consideradas inéditas, de qualidade acadêmica elevada e cujos autores evidenciem vinculação institucional a programas de pós-graduação e/ou departamentos acadêmicos. São publicadas contribuições em Português, Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.

A revista publicará Artigos, Resenhas, Dossiês Temáticos, Traduções e Ensaios Visuais de pesquisadores majoritariamente brasileiros, mas não exclui a possibilidade de publicar contribuições de pesquisadores estrangeiros vinculados a instituições de ensino de outros países.

MISSÃO

Editorar competentemente um periódico comprometido com a divulgação da pesquisa acadêmica de excelência, prezando pela intersecção entre as áreas da Filosofia, da Literatura e das Artes Visuais, e almejando elevada estratificação na avaliação Qualis-CAPES.

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Ensaio Visual

O processo de editoração consiste em todos os procedimentos adotados internamente pelo periódico desde o recebimento de uma submissão até a publicação do número. O processo é todo feito através da plataforma SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) – uma tradução para o português do software OJS (Open Journal System) criado pelo PKP (Public Knowledge Project). Devido à transparência e à rastreabilidade da plataforma, ela é recomendada pela Capes desde 2006 como a melhor ferramenta de editoração de periódicos acadêmicos.

No caso das seções Artigos, Resenhas e Dossiês Temáticos, o processo de editoração que adota a avaliação por pares cega pode ser explicado, resumidamente, nos seguintes passos e executores:

1. Recebimento de contribuição (dos autores para os editores);
  2. Verificação prévia sobre se a contribuição recebida obedece às diretrizes para autores (editores);
  3. Caso obedeçam às diretrizes, designação de assistentes editoriais para executarem o processo de avaliação das contribuições (dos editores para os assistentes editoriais);
  4. Encaminhamento da contribuição para a apreciação de dois avaliadores (dos assistentes editoriais para os avaliadores);
  5. Avaliação do mérito da contribuição em termos de sua relevância à pesquisa acadêmica, sua coerência, adequação e mérito (avaliadores);
  6. Envio de pareceres recomendando ou não recomendando a publicação (dos avaliadores para os editores e assistentes editoriais);
  7. Envio dos pareceres para autores e comunicação sobre a decisão editorial (dos assistentes editoriais para os autores);
  8. Em caso de aceite para publicação mediante alterações, envio do artigo alterado (dos autores para os assistentes editoriais);
  9. Em caso de aceite para publicação após a conclusão da avaliação, envio da contribuição para revisores de texto (dos assistentes editoriais para os revisores);
  10. Processo de revisão e finalização de texto (dos revisores para os autores e para os assistentes editoriais);
  11. Endereçamento da contribuição revisada para a etapa de layout (dos assistentes editoriais para os editores de layout);
  12. Publicação da contribuição.

No caso das seções Traduções e Ensaios Visuais, a avaliação da contribuição decorre da apreciação dos editores da revista, que avaliam o mérito e a adequação do trabalho ao escopo da publicação.

PHILIA tem uma periodicidade semestral, com números nos meses de X e X.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...